Uma leitura da Carta Internacional da Educação Geográfica
conduz-nos a uma reflexão em torno da relevância da Geografia não só num âmbito
educacional, mas também tendo em conta uma esfera mais global. A Carta
alerta-nos, desde logo, para a dimensão geográfica inerente às grandes questões
e problemas com que a Humanidade se depara. A Educação Geográfica torna-se,
assim, fundamental na forma como qualquer indivíduo olha o mundo onde vive e
reflete sobre as suas próprias ações, desenvolvendo uma identidade regional e
nacional, mas não esquecendo também as questões internacionais e globais. A
Geografia contribui, então, para a educação do indivíduo, através da promoção e
desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e competências, que vão desde a
expressão verbal, numérica e gráfica até a competências sociais. O contributo
da Geografia num âmbito educativo não se esgota, porém, nestes aspetos mais
individuais e, a este propósito, há que destacar os contributos para a Educação
Internacional, Ambiental e para o Desenvolvimento, tal como nos refere também a
Carta, o que vem reforçar o carácter transversal associado a esta ciência. A Geografia
e a Educação Geográfica apresentam, naturalmente, as suas questões e
conceitos-chave, fundamentalmente relacionados com o espaço, com a distribuição
de pessoas e fenómenos à face da Terra, no entanto não esqueçamos os
contributos e a interligação com os conteúdos de outras áreas do saber, o que
vem, mais uma vez, reforçar o carácter integrador e a riqueza da Geografia em
termos de conteúdos. Independentemente das abordagens privilegiadas, quando
falamos em Educação Geográfica, há que levar os estudantes a questionar e
investigar e, para tal, é fundamental a aposta na formação de professores, de
modo que estes sejam profissionais capazes de promover aprendizagens que vão ao
encontro de todos estes aspetos que atestam a importância da Educação
Geográfica. Não será esta, afinal, a base da Didática da Geografia?
Plenamente de acordo com a interpretação que faz da Carta. Tratando-se de um documento que se dirige a toda a comunidade geográfica, independentemente da filiação epistemológica dos professores, esta tem a virtude de se focar nos grandes valores da geografia e a sua relevância para a formação integral dos cidadão, que só o serão em pleno direito, se forem competentes do ponto de vista geográfico.
ResponderEliminarPodemos refletir que em defesa da Geografia nos currículos escolares, foi elaborado um importantíssimo documento, a Carta Internacional da Educação Geográfica, a qual aborda o papel que a Geografia tem na educação do indivíduo e na educação internacional e ambiental e para o desenvolvimento. Além de lançar desafios para a resolução das questões globais mais importantes, as quais exigem um empenho de toda a população. Para isso, faz-se necessário efetivar um compromisso com a cidadania na educação geográfica.
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