Os professores constituem o mais importante recurso em educação. Devido a este facto e à complexidade dos estudos geográficos, são essenciais professores especialistas possuidores de uma adequada formação profissional.
Carta Internacional da Educação Geográfica

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Comentário de Leitura: "Educar e Instruir" - Robert Dottrens



Dottrens, R. (1974). Educar e Instruir. Lisboa: Estampa.


Mais uma “relíquia” que nos apresenta alguns temas ligados ao ensino, nomeadamente aspetos relacionados com a educação moral e cívica, a educação estética, as ciências físicas e naturais, a educação física e o desporto e ainda um capítulo intitulado “A criança e o conhecimento do mundo”, no âmbito do qual é dedicado espaço ao ensino da Geografia.

Nesta obra, Dottrens foca-se no ensino dos alunos mais jovens, no entanto apresenta-nos algumas reflexões em torno do ensino da Geografia que acabam por poder aplicar-se aos vários níveis de ensino. O autor deixa-nos, desde logo, uma ideia clara daquele que é, para si, o objetivo da educação geográfica: A geografia é um ensino de cultura; não se aprende para saber, mas para agir, para compreender esse problema humano que é a adaptação dos homens ao seu meio. Mais adiante, Dottrens apresenta mais uma ideia, através da qual carateriza a ciência geográfica: A geografia é uma ciência descritiva e explicativa; ela localiza, descreve, compara. O autor destaca a importância da observação, direta e indireta, algo fundamental no âmbito da educação geográfica. Trata-se de desenvolver aquilo que o autor chama de espírito geográfico e que vai muito além da mera memorização de factos. Dottrens apresenta mesmo algumas experiências de aprendizagem, essencialmente vocacionadas para os alunos mais jovens. O autor faz referência, por exemplo, a uma atividade que tem por objetivo uma familiarização dos alunos quanto aos aspetos relacionados com o relevo. Basicamente, os alunos pegavam num mapa de grande escala, decalcavam as curvas de nível assinaladas no mesmo mapa, em seguida recortavam os vários planos obtidos, em cartão, terminando com uma sobreposição dos vários planos, por ordem crescente de altitude, chegando assim a uma representação do relevo.

No fundo, o autor reflete sobre a apropriação, por parte dos alunos, de vários conceitos e temas que dão forma ao conhecimento geográfico. Nas palavras de Dottrens: A geografia é antes de tudo uma disciplina educativa; bem ensinada, desempenha um papel importante na formação da inteligência e na cultura do espírito, com a condição de que o ensino seja activo.

1 comentário:

  1. Plenamente de acordo. Potencial formativo a geografia tem, a questão é saber aproveitá-lo. Tal passa pela renovação efetiva das práticas pedagógicas: menos transmissão do conhecimento e mais construção e reconceptualização. A geografia e o conhecimento geográfico revelará todo o seu potencial formativo quando conseguir transformar as pessoas. Nesse momento as crianças, os jovens, os adultos, verão verdadeira utilidade nesta disciplina!

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