Exemplo de uma planificação de longo prazo |
A sétima sessão de IPPI incidiu sobre mais uma grelha
fundamental quando pensamos na prática docente. Falo da grelha associada à
planificação de longo prazo, mais concretamente a planificação para um ano
letivo. Assim, foram debatidos, em conjunto, os elementos que deveriam fazer
parte de uma grelha desta natureza, não esquecendo a flexibilidade que está
sempre presente quando falamos nestes instrumentos. Estes elementos acabam,
naturalmente, por seguir a estrutura já definida aquando da construção da
grelha destinada à planificação de curto prazo, contemplando, no caso do Ensino
Básico, os domínios, subdomínios, objetivos gerais, objetivos
específicos/descritores, principais experiências de aprendizagem, instrumentos
de avaliação e número de aulas/calendarização. Estas são planificações de cariz
mais geral, não querendo isto dizer que sejam menos relevantes, antes pelo
contrário. Uma planificação de longo prazo servirá de enquadramento, fornecendo
as “traves mestras” a partir das quais se chegará às planificações de médio e
curto prazo. Com vista a observar-se, na prática, um exemplo de uma planificação
de longo prazo, foi construído, em conjunto, o início de uma planificação desta
natureza, tomando como exemplo o sétimo ano de escolaridade.
Um bom resumo da abordagem efetuada. Uma boa planificação a longo prazo, constitui um instrumento útil para a planificação a médio prazo, desde logo.
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