Os professores constituem o mais importante recurso em educação. Devido a este facto e à complexidade dos estudos geográficos, são essenciais professores especialistas possuidores de uma adequada formação profissional.
Carta Internacional da Educação Geográfica

domingo, 10 de abril de 2016

A planificação de longo prazo - mais uma grelha fundamental

Exemplo de uma planificação de longo prazo

A sétima sessão de IPPI incidiu sobre mais uma grelha fundamental quando pensamos na prática docente. Falo da grelha associada à planificação de longo prazo, mais concretamente a planificação para um ano letivo. Assim, foram debatidos, em conjunto, os elementos que deveriam fazer parte de uma grelha desta natureza, não esquecendo a flexibilidade que está sempre presente quando falamos nestes instrumentos. Estes elementos acabam, naturalmente, por seguir a estrutura já definida aquando da construção da grelha destinada à planificação de curto prazo, contemplando, no caso do Ensino Básico, os domínios, subdomínios, objetivos gerais, objetivos específicos/descritores, principais experiências de aprendizagem, instrumentos de avaliação e número de aulas/calendarização. Estas são planificações de cariz mais geral, não querendo isto dizer que sejam menos relevantes, antes pelo contrário. Uma planificação de longo prazo servirá de enquadramento, fornecendo as “traves mestras” a partir das quais se chegará às planificações de médio e curto prazo. Com vista a observar-se, na prática, um exemplo de uma planificação de longo prazo, foi construído, em conjunto, o início de uma planificação desta natureza, tomando como exemplo o sétimo ano de escolaridade.  

1 comentário:

  1. Um bom resumo da abordagem efetuada. Uma boa planificação a longo prazo, constitui um instrumento útil para a planificação a médio prazo, desde logo.

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