Um momento da apresentação da proposta sobre o tema "As áreas rurais em mudança", a cargo do autor deste blogue (Foto da autoria do Prof. Sérgio Claudino) |
Diversidade pode ser eleita a palavra-chave da oitava sessão
de MEG. Nesta sessão, os mestrandos tiveram oportunidade de fazer uma primeira apresentação
das suas ideias para a sequência didática que elaborarão no âmbito desta
unidade curricular, sendo que estas propostas primaram, precisamente, pela
diversidade, tanto de temas, como de abordagens. Dos riscos naturais à
integração europeia, passando pelas áreas rurais em mudança, tudo terá lugar
nestas várias propostas, o que acaba por atestar também a riqueza de temas
inerente à Geografia.
Num segundo momento desta sessão houve ainda oportunidade
para iniciar a abordagem de outro dos instrumentos fundamentais associados à
prática letiva. Falo do teste de avaliação sumativa, um instrumento incontornável
que acaba por seguir a lógica que está na base da ficha de trabalho, já
abordada. Existe, assim, um conjunto de aspetos que não devem ser esquecidos
quando se elabora um teste de avaliação, nomeadamente a importância de contemplar
perguntas de diferentes níveis taxonómicos, respeitando naturalmente a sequência
dos mesmos. Igualmente fundamental é a legibilidade da informação presente no teste
de avaliação, a bem da conveniente interpretação por parte dos alunos que vão
resolver o mesmo teste. Para além de legível, toda a informação presente deve
ser efetivamente relevante, não devendo o teste de avaliação incluir
informações que não sejam realmente úteis e pertinentes no âmbito da realização
do mesmo. O tempo é outra das componentes fundamentais que não devem ser
esquecidas, mais uma vez a bem do sucesso deste instrumento avaliação.
Uma boa ideia, introduzir a fotografia do momento da apresentação do projeto de trabalho. As sugestões forma no sentido de valorizar os conhecimentos prévios dos alunos e a realidade local.
ResponderEliminarUma excelente síntese das preocupações gerais que devem presidir è elaboração de um teste.