Os professores constituem o mais importante recurso em educação. Devido a este facto e à complexidade dos estudos geográficos, são essenciais professores especialistas possuidores de uma adequada formação profissional.
Carta Internacional da Educação Geográfica

sábado, 9 de abril de 2016

Um índice para o relatório final de IPPI

Exemplo da estrutura de um índice para o relatório final de IPPI

A sexta sessão de IPPI começou por incidir sobre o relatório final da mesma unidade curricular, cuja entrega ficou agendada para o dia 15/06/2016. Para além da definição da data de entrega, houve também oportunidade para ser delineada a estrutura a partir da qual o mesmo relatório deve organizar-se, o que me permitiu vislumbrar já um possível índice para o dito relatório. Assim, para além de contemplar uma introdução, este relatório deve começar por uma breve caracterização das escolas onde decorreram as atividades inerentes a IPPI, fazendo referência, por exemplo, a aspetos como a origem da Escola/Agrupamento de Escolas, a respetiva organização interna, os equipamentos à disposição da comunidade escolar, a oferta formativa disponível, a própria caracterização geral da população escolar, bem como aspetos mais específicos, relacionados com a caracterização da turma contemplada no âmbito das atividades de IPPI. Uma segunda parte deste relatório deve incidir sobre a observação das aulas dos orientadores cooperantes, aspeto que não será, certamente, alheio às informações registadas nas grelhas, entretanto construídas para este fim. Uma cuidada análise e reflexão a propósito desta questão constitui, a meu ver, um importante primeiro passo no sentido de uma conveniente reflexão a propósito da terceira grande secção deste relatório, relacionada com a própria prática letiva desenvolvida por cada mestrando, no âmbito das atividades desta unidade curricular. Nesta terceira parte deve privilegiar-se a descrição aliada à reflexão, contemplando aspetos como os comentários dos alunos, as planificações construídas, bem como os materiais e recursos construídos e utilizados. Naturalmente que este relatório deve terminar com uma conclusão geral acerca de todo o trabalho desenvolvido, para além de uma bibliografia e dos anexos. Definida que está toda esta estrutura, penso que não há razão para dúvidas quanto àquilo que não deve faltar no relatório final de IPPI, sendo que, no decorrer das atividades desta unidade curricular, terei sempre presente a ideia de que as mesmas terminarão com a elaboração deste relatório, pelo que tentarei registar todas as informações relevantes, que serão depois fundamentais para a concretização deste relatório final.


A segunda parte desta sexta sessão de IPPI foi igualmente relevante, na medida em que foram abordadas questões, a meu ver, muito importantes quando falamos na elaboração de planificações a curto prazo, mais concretamente para uma aula. Esta abordagem teve ainda a vantagem de ter sido realizada a partir da análise do exercício que havido sido iniciado na sessão anterior, o que permitiu ter uma noção muito prática acerca destas questões. Na construção de uma planificação desta natureza é, assim, importante não deixar de contemplar, por exemplo, as ideias prévias dos alunos, mais concretamente reservando algum espaço na aula para este fim, algo que pode ser encarado também do ponto de vista da avaliação de carácter diagnóstico. Basicamente, o professor deve ter o cuidado de, ao planificar as suas aulas, assegurar que o conhecimento é construído tendo em conta a interação com os alunos, não se esgotando numa mera exposição dos conteúdos. Uma outra ideia importante diz respeito à flexibilidade que a utilização do quadro da sala de aula pode introduzir, algo que não acontece, por exemplo, quando a aula é organizada exclusivamente a partir de uma apresentação PowerPoint, o que introduz uma certa rigidez e pode até, em alguns casos, revelar-se contraproducente. É importante salientar ainda a importância de a aula ser planificada de modo que os alunos tenham sempre a oportunidade de guardar um registo escrito dos conteúdos abordados na aula, algo que se tornará mais rico, até do ponto de vista dos instrumentos de estudo, não se resumindo o contacto com elementos audiovisuais, por exemplo, à mera observação dos mesmos. As fichas de trabalho têm, a este propósito, uma papel que não deve ser ignorado.

1 comentário:

  1. Penso que esta síntese é um passo importante para o sucesso no relatório de IPP1. Muito bem!

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