Exemplo da estrutura de um índice para o relatório final de IPPI |
A sexta sessão de IPPI começou por incidir sobre o relatório
final da mesma unidade curricular, cuja entrega ficou agendada para o dia 15/06/2016.
Para além da definição da data de entrega, houve também oportunidade para ser
delineada a estrutura a partir da qual o mesmo relatório deve organizar-se, o
que me permitiu vislumbrar já um possível índice para o dito relatório. Assim,
para além de contemplar uma introdução, este relatório deve começar por uma
breve caracterização das escolas onde decorreram as atividades inerentes a
IPPI, fazendo referência, por exemplo, a aspetos como a origem da Escola/Agrupamento
de Escolas, a respetiva organização interna, os equipamentos à disposição da
comunidade escolar, a oferta formativa disponível, a própria caracterização
geral da população escolar, bem como aspetos mais específicos, relacionados com
a caracterização da turma contemplada no âmbito das atividades de IPPI. Uma
segunda parte deste relatório deve incidir sobre a observação das aulas dos
orientadores cooperantes, aspeto que não será, certamente, alheio às informações
registadas nas grelhas, entretanto construídas para este fim. Uma cuidada
análise e reflexão a propósito desta questão constitui, a meu ver, um
importante primeiro passo no sentido de uma conveniente reflexão a propósito da
terceira grande secção deste relatório, relacionada com a própria prática
letiva desenvolvida por cada mestrando, no âmbito das atividades desta unidade
curricular. Nesta terceira parte deve privilegiar-se a descrição aliada à
reflexão, contemplando aspetos como os comentários dos alunos, as planificações
construídas, bem como os materiais e recursos construídos e utilizados.
Naturalmente que este relatório deve terminar com uma conclusão geral acerca de
todo o trabalho desenvolvido, para além de uma bibliografia e dos anexos. Definida
que está toda esta estrutura, penso que não há razão para dúvidas quanto àquilo
que não deve faltar no relatório final de IPPI, sendo que, no decorrer das
atividades desta unidade curricular, terei sempre presente a ideia de que as mesmas
terminarão com a elaboração deste relatório, pelo que tentarei registar todas
as informações relevantes, que serão depois fundamentais para a concretização
deste relatório final.
A segunda parte desta sexta sessão de IPPI foi igualmente
relevante, na medida em que foram abordadas questões, a meu ver, muito
importantes quando falamos na elaboração de planificações a curto prazo, mais
concretamente para uma aula. Esta abordagem teve ainda a vantagem de ter sido
realizada a partir da análise do exercício que havido sido iniciado na sessão
anterior, o que permitiu ter uma noção muito prática acerca destas questões. Na
construção de uma planificação desta natureza é, assim, importante não deixar
de contemplar, por exemplo, as ideias prévias dos alunos, mais concretamente
reservando algum espaço na aula para este fim, algo que pode ser encarado
também do ponto de vista da avaliação de carácter diagnóstico. Basicamente, o
professor deve ter o cuidado de, ao planificar as suas aulas, assegurar que o
conhecimento é construído tendo em conta a interação com os alunos, não se
esgotando numa mera exposição dos conteúdos. Uma outra ideia importante diz
respeito à flexibilidade que a utilização do quadro da sala de aula pode
introduzir, algo que não acontece, por exemplo, quando a aula é organizada
exclusivamente a partir de uma apresentação PowerPoint, o que introduz uma
certa rigidez e pode até, em alguns casos, revelar-se contraproducente. É
importante salientar ainda a importância de a aula ser planificada de modo que
os alunos tenham sempre a oportunidade de guardar um registo escrito dos
conteúdos abordados na aula, algo que se tornará mais rico, até do ponto de
vista dos instrumentos de estudo, não se resumindo o contacto com elementos
audiovisuais, por exemplo, à mera observação dos mesmos. As fichas de trabalho
têm, a este propósito, uma papel que não deve ser ignorado.
Penso que esta síntese é um passo importante para o sucesso no relatório de IPP1. Muito bem!
ResponderEliminar