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Orientações Curriculares de Geografia para o 3º Ciclo - Temas |
Na quarta sessão de MEG, continuou a “viagem” pelo caminho
percorrido na afirmação da Geografia e do seu ensino em Portugal, desta vez a
partir da Reorganização Curricular de 2001 e até aos nossos dias.
Seria impossível falar da evolução do ensino da Geografia em
Portugal sem fazer referência à Reorganização Curricular de 2001. Não
esqueçamos que a Geografia foi, precisamente, uma das disciplinas que conheceu
mais alterações ao nível dos respetivos programas, no âmbito da referida
reorganização. O modelo desta reforma é claramente de inspiração americana,
contemplando um ensino com ênfase numa componente mais prática. Nos anos
noventa do século passado, a Europa reconheceu que a razão da prosperidade
vivida pelos Estados Unidos da América passava pela eficácia do seu sistema de
ensino, com uma vocação claramente prática. É neste seguimento que surge a
Declaração de Lisboa, de 2000, voltada, precisamente, para o desenvolvimento
estratégico da União Europeia. É também nesta sequência que acaba por surgir a
Reorganização Curricular de 2001, apologista de um ensino por competências,
numa valorização da componente de aplicação. No caso concreto da Geografia,
esta reorganização significou uma verdadeira rutura com o modelo anterior. Sob
o lema “À descoberta de Portugal, da Europa e do Mundo”, assiste-se, por
exemplo, a uma recuperação da matriz nacional, completamente ausente na
anterior organização. No documento onde estão presentes as orientações
curriculares para a disciplina de Geografia, fica clara esta valorização de um
ensino mais prático. O referido documento é dominado por “experiências
educativas”, claramente valorizadas, ao contrário do que acontece com os
conteúdos, que acabam por ficar “encobertos”. A história continua com a
tentativa de implementação das chamadas Metas de Aprendizagem, algo que acabou
por não se concretizar, chegando-se às atuais Metas Curriculares, de 2013,
através das quais se assistiu a um “regresso em força” dos conteúdos, novamente
valorizados.
O caminho não termina aqui e, no futuro, com toda a certeza
mais aspetos relacionados com a evolução do ensino da Geografia em Portugal
merecerão análise e reflexão…
Ricardo, muito bem. No entanto, não se pode afirmar que a Reorganização Curricular de 2001 teve "inspiração americana", apesar de as preocupações que revela estarem diretamente relacionadas com o crescente sucesso económico dos EUA. O ensino por competências estão, entretanto, diretamente relacionadas com a tradição do ensino no ensino profissional.
ResponderEliminarSérgio Claudino
Ricardo, muito bem. No entanto, não se pode afirmar que a Reorganização Curricular de 2001 teve "inspiração americana", apesar de as preocupações que revela estarem diretamente relacionadas com o crescente sucesso económico dos EUA. O ensino por competências estão, entretanto, diretamente relacionadas com a tradição do ensino no ensino profissional.
ResponderEliminarSérgio Claudino