Grelha para planificação de aula |
Grelha para observação de aulas |
Falar em planificação de aulas implica, frequentemente,
falar em grelhas, na medida em que estes instrumentos podem revelar-se bastante
úteis neste tipo de tarefa, nomeadamente por ajudarem na organização da
informação. A importância destas grelhas leva a que, na construção das mesmas,
haja o cuidado de procurar que as mesmas resultem em instrumentos efetivamente
úteis e coerentes. Este foi, precisamente, o tema principal da quinta sessão de
IPPI, onde se chegou a conjunto de aspetos que devem fazer parte de uma grelha
de planificação de aulas, nomeadamente os objetivos, conteúdos, experiências de
aprendizagem, recursos, tempo, bem como a avaliação. É certo que há uma certa
flexibilidade na elaboração destes instrumentos, no entanto há aspetos que,
independentemente das especificidades de cada situação, não devem ser
esquecidos, sendo fundamental que qualquer professor, ou futuro professor,
tenha consciência disto.
À planificação de uma aula está, naturalmente, associada uma
ideia de sequência, o que nos remete para a própria sequência do processo de
ensino-aprendizagem. A este propósito, importa fazer referência à Taxonomia de
Bloom, tema também abordado nesta quinta sessão de IPPI. Basicamente, trata-se
de um conjunto de etapas no processo educativo, organizadas hierarquicamente
desde a aquisição da informação, até ao momento da avaliação, passando pela
compreensão, aplicação, análise e síntese. No fundo, planear uma aula implica
ter-se em conta esta sequência, sendo fundamental respeitar a ordem segundo a
qual se organizam estas várias etapas.
Do mesmo modo que uma grelha pode ajudar na planificação de
uma aula, também quando falamos em observação de aulas este tipo de instrumento
pode revelar-se útil, contribuindo para a eficácia do processo de registo da
informação. Este foi um aspeto igualmente abordado nesta quinta sessão de IPPI,
tendo-se chegado a um modelo de grelha com este fim.
Não quero terminar esta minha pequena reflexão sem referir
uma palavra que fiquei a conhecer nesta sessão de IPPI e que, sabendo agora o
seu significado, não tenho dúvidas de que faz todo o sentido no âmbito da
prática docente. Falo do termo “Docimologia”, área do saber vocacionada para o
estudo dos processos de avaliação.
Excelente, Ricardo. Acrescentaria, apenas, que foi feita uma primeira proposta de planificação de uma aula introdutória do domínio da População e Povoamento e que se iniciou individualmente a construção de uma grelha de planificação dessa mesma aula, que irá ser completada fora da aula.
ResponderEliminarSérgio Claudino
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