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Carta Internacional da Educação Geográfica

terça-feira, 22 de março de 2016

Grelhas - Instrumentos inseparáveis da prática docente

Grelha para planificação de aula
Grelha para observação de aulas

Falar em planificação de aulas implica, frequentemente, falar em grelhas, na medida em que estes instrumentos podem revelar-se bastante úteis neste tipo de tarefa, nomeadamente por ajudarem na organização da informação. A importância destas grelhas leva a que, na construção das mesmas, haja o cuidado de procurar que as mesmas resultem em instrumentos efetivamente úteis e coerentes. Este foi, precisamente, o tema principal da quinta sessão de IPPI, onde se chegou a conjunto de aspetos que devem fazer parte de uma grelha de planificação de aulas, nomeadamente os objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem, recursos, tempo, bem como a avaliação. É certo que há uma certa flexibilidade na elaboração destes instrumentos, no entanto há aspetos que, independentemente das especificidades de cada situação, não devem ser esquecidos, sendo fundamental que qualquer professor, ou futuro professor, tenha consciência disto.

À planificação de uma aula está, naturalmente, associada uma ideia de sequência, o que nos remete para a própria sequência do processo de ensino-aprendizagem. A este propósito, importa fazer referência à Taxonomia de Bloom, tema também abordado nesta quinta sessão de IPPI. Basicamente, trata-se de um conjunto de etapas no processo educativo, organizadas hierarquicamente desde a aquisição da informação, até ao momento da avaliação, passando pela compreensão, aplicação, análise e síntese. No fundo, planear uma aula implica ter-se em conta esta sequência, sendo fundamental respeitar a ordem segundo a qual se organizam estas várias etapas.

Do mesmo modo que uma grelha pode ajudar na planificação de uma aula, também quando falamos em observação de aulas este tipo de instrumento pode revelar-se útil, contribuindo para a eficácia do processo de registo da informação. Este foi um aspeto igualmente abordado nesta quinta sessão de IPPI, tendo-se chegado a um modelo de grelha com este fim.


Não quero terminar esta minha pequena reflexão sem referir uma palavra que fiquei a conhecer nesta sessão de IPPI e que, sabendo agora o seu significado, não tenho dúvidas de que faz todo o sentido no âmbito da prática docente. Falo do termo “Docimologia”, área do saber vocacionada para o estudo dos processos de avaliação.

2 comentários:

  1. Excelente, Ricardo. Acrescentaria, apenas, que foi feita uma primeira proposta de planificação de uma aula introdutória do domínio da População e Povoamento e que se iniciou individualmente a construção de uma grelha de planificação dessa mesma aula, que irá ser completada fora da aula.
    Sérgio Claudino

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