Os professores constituem o mais importante recurso em educação. Devido a este facto e à complexidade dos estudos geográficos, são essenciais professores especialistas possuidores de uma adequada formação profissional.
Carta Internacional da Educação Geográfica

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Os grandes modelos de ensino: não estará no meio a virtude?


A décima sessão de IPPI centrou-se nos grandes modelos de ensino. Desde logo, foram referidos dois modelos “puros”, assentes em perspetivas totalmente diferentes. É, então, possível falar em modelo Magistercentrista, que contempla um ensino claramente centrado no professor e modelo Pedocentrista, em que o foco está no aluno, sendo o professor apenas um auxiliador. Estes dois modelos podem, assim, encarar-se como extremos opostos quando falamos em modelos de ensino, no entanto este tema não se cinge apenas a estas duas conceções. Para além destes, existem ainda alguns “modelos de compromisso”, ou seja, perspetivas que, não sendo puramente magistercentristas ou pedocentristas, se aproximam mais de um destes modelos. É neste seguimento que encontramos o Cognitivismo, assente numa pedagogia por objetivos, com metas claramente definidas, aproximando-se mais do modelo Magistercentrista. Por outro lado, o Construtivismo aproxima-se do modelo Pedocentrista, contemplando uma constante reconstrução do conhecimento por parte do aluno, cujas ideias prévias são confrontadas com informação científica, algo que desencadeia todo este processo.

A este propósito foi, ainda, discutida a expressão “tradicional melhorado”, a qual acaba por traduzir a realidade do ensino em Portugal, na atualidade. No fundo, temos um modelo que já não é totalmente Magistercentrista, mas que também está longe de ser completamente Pedocentrista.


Perante tantas perspetivas, não estará no meio a virtude?...

1 comentário:

  1. Na realidade, Ricardo, os modelos de ensino que utilizamos são de compromisso. Mas quando utilizamos a designação de "tradicional melhorado", quer dizer que continua a ser tradicional...

    ResponderEliminar